Vinte equipas de quatro nacionalidades disputam a Gladius 2023 em Tábua
Depois do sucesso do ano passado, a MK Mákinas – Associação de Desportos e Mákinas promove entre os dias 2 e 4 de junho a Gladius 2023, uma prova de “Todo o Terreno Extremo” pertencente à Federação Portuguesa de Automobilismo, numa organização do Clube Nortex4, em coorganização com associação tabuense, com o apoio do Município de Tábua e da James Baroud.
A Gladius, que vai contar com 20 equipas participantes de quatro nacionalidades( Portugal, Espanha, França e Inglaterra), com destaque para dois pilotos locais, Flávio Aquino e Bernardo Aquino, é a primeira prova do Campeonato Ibérico Ultra4 que compreende ainda a prova King of Portugal e o Nortex4 Challenge que vão decorrer em Vimioso e Espinho.
Esta manhã, em conferência de imprensa realizada no espaço CULTIVA, Paulo Rodrigues presidente da MK Makinas explicou que a Gladius é uma prova de competição de Todo o Terreno Extremo que “alia passagem de obstáculos naturais de puro trial a uma prova de velocidade, com viaturas que podem atingir até 160 Km/h e possuem entre 200 a 750 cavalos”. “São viaturas muito bem equipadas com grande tecnologia”, referiu o responsável, notando que a prova compreende cinco classes de viaturas.
Na contagem decrescente para a Gladius, Paulo Rodrigues, antecipou esta manhã o programa da prova que arranca na sexta-feira, dia 2, com as verificações técnicas e documentais . No sábado, dia 3,pelas 11h00, realiza-se o prólogo numa extensão de 8 km em terra batida na zona industrial até Babau. Às 15h00 decorre a super especial Friopastel, num espaço por trás da GNR, de 2,5Km. O “grande dia de resistência de 4 horas” está reservado para domingo, 4 de junho, com início às 11h00. A prova decorre num percurso de 27 Km entre Tábua e o Espadanal , com zona espetáculo no Boiço e Pedra da Sé. O centro nevrálgico da Gladius vai ser o Pavilhão Multiusos de Tábua, para a receção e apoio às máquinas e entrega de prémios.
Na preparação da prova, a “segurança” é a palavra de ordem. “Tentamos fazer com que esta prova seja boa para os espetadores, para o público em geral e todos os pilotos”, reforça Paulo Rodrigues, especificando que das 80 pessoas envolvidas na organização, 60 estão relacionadas com a segurança.
A situar a importância da prova no contexto internacional, notando que o vencedor do campeonato vai representar Portugal nos Estados Unidos, José Rui colocou a tónica na segurança das máquinas e dos pilotos. “Precisamos de ter os carros seguros. A segurança deve estar primeiro”, sublinhando, notando que de modo contrário o evento deixará de ser uma festa.
Em causa está organização de uma prova “com um orçamento pesado” de uma modalidade que “tem crescido” no espetro nacional e internacional. José Rui chegou mesmo a partilhar que os carros têm um custo associado entre “200 mil a 500 mil Euros”. “Costumamos dizer que são os fórmula1 do Todo o Terreno”, frisou.
No segundo ano de organização da prova em Tábua, o presidente da Nortex4, habituado a organizar provas no país e no estrangeiro mostrou-se disponível para manter a prova no concelho de Tábua, onde encontra boas condições paisagísticas com inclinações junto ao rio e um conjunto de infraestruturas que “estão bem feitas”, como o Pavilhão Multiusos. Para além disso, José Rui reconhece que na associação MK Makinas “há pessoas que são umas máquinas a trabalhar”. “Sei que existem pessoas competentes. A ideia é continuar em Tábua, enquanto Tábua nos quiser cá”, vincou.
Em nome do Município de Tábua, o vereador do Desporto, David Pinto agradeceu por trazerem a Tábua “uma prova desta envergadura”. “É com este tipo de eventos que chamamos pessoas a Tábua. Parabéns a toda a logística e organização da MK Makinas. São muitos os fins de semana de trabalhos de limpeza, marcação de percursos. É muita dedicação e esforço de muita gente”, afirmou o responsável.
Quando faltam menos de duas semanas para a prova, David Pinto apelou às pessoas para se deslocarem a Tábua para ver as máquinas e a destreza dos pilotos a ultrapassar os obstáculos, mas também para procurarem a restauração local. David Pinto, destacou o esforço do Município, no âmbito da estratégia de promoção de “Tábua, Encanto das Beiras” em ter condições para acolher este tipo de provas. Veja aqui a conferência de imprensa realizada esta manhã.
Texto: Notícias de Tábua
Comments