Está a decorrer de Norte a Sul do País , o projeto solidário" Mãos à Obra" que partiu da ideia de uma jovem de 19 anos, Inês Durão, que consiste na limpeza geral de Portugal (inteiro) ao mesmo tempo. O objetivo é só um:" Recolher o maior lixo possível" .
A jovem pretende passar os valores da importância que os recursos naturais têm para o nosso planeta, considerando que o planeta esgotou todos os Recursos Naturais que tinha previsto até ao final do ano 2019. A jovem figueirense conseguiu reunir representantes de vários Municípios, sendo que a primeira data agendada seria para o dia 22 de Setembro , mas devido às condições atmosféricas que se fizeram sentir este fim de semana algumas zonas que aderiram ao projeto decidiram adiar, para o dia 28 de Setembro, e a representante do Município de tábua, Daniela Marques, não foi exceção.
Em declarações às Noticias de Meda de Mouros a jovem tabuense realçou " Este projeto serve para consciencializar as pessoas que de facto existe imensa poluição mesmo ao nosso lado e por vezes não damos por isso. Espero que a partir do dia 28 de Setembro a população Tabuense passe a ter noção que temos de proteger o meio ambiente da melhor forma que conseguimos por mais simples que a nossa ação pareça." A ideia de Daniela não passa só pela Vila de Tábua, passa a médio prazo para limpeza das aldeias também.
É importante dizer que a cabeça do "Mãos à Obra" começou por uma jovem e que conseguiu levá-lo a um projeto Nacional, logo percebemos que cada vez mais os jovens estão atentos às questões ambientais do que os adultos, que deveriam ingressar neste tipo de iniciativas.
