top of page

Tábua na lista de sofás e colchões da Ikea, Conforama e El Corte Inglés

O Grupo Aquinos, um dos cinco maiores produtores mundiais produz sofás e colchões para todo o mundo.


Em 1985 os 3 irmãos - Jorge, António e Carlos Aquino, realizam o seu sonho e assim, nasce a 9 de dezembro de 1986 a empresa Estofos Aquinos, com a inauguração do Polo de Corte e transformação de madeira para a estrutura dos sofás, sommiers e cabeceiras - Eurotábua.


A fábrica operava numa pequena unidade industrial de carácter familiar, mas o seu rápido crescimento levou à construção do primeiro edifício industrial.


Em 1994 surge a EUROTÁBUA, no sector da fabricação de móveis estofados, com o rápido crescimento houve a necessidade de ampliar as suas instalações e, assim, em 2007 foi construído o segundo edifício, sendo que a construção desta linha de produção é rediricionada para a produção de cascos para sofás.


O Grupo, que, desde a sua criação, sempre demonstrou a sua capacidade de se adaptar às mudanças do mercado, é atualmente um dos principais fornecedores de Ikea, Conforama, El Corte Inglés, Alinea, Maisons du Monde, Estrutu-Tube, entre outros.


O Grupo Aquinos, que em janeiro adquiriu a cadeia de lojas Gato preto, possui unidades de produção em Tábua, Carregal do Sal e Nelas, duas em França e uma na Polónia, e escritórios no Brasil, São Paulo, e em Shenzhen e Hong Kong (China).

No momento, emprega cerca de 2.800 pessoas, Aquinos S.A. é um dos grupos empresariais mais dinâmicos e com enorme notoriedade a nível nacional. A sua produção é 93% destinada à exportação, com cerca de 2.250.000 assentos de sofás/ano e 1.000.000 colchões/ano.

Prémios e Distinções:

2017 - Grand Prix de l’Innovation, Espritmeuble Paris


2016 e 2017 - Prémio de Melhor Empresa do Sector do Consumo e Serviços Comerciais, atribuído pelo Jornal Expresso, Revista Exame e CGD


2016 e 2017 - Prémio Exportação e Internacionalização, na categoria de Exportação + Emprego (Jornal de Negócios e Novo Banco)

2015 - Condecoração de Carlos Aquino com a Comenda da Ordem do Mérito Empresarial

2014 - Prémio Kaizen Lean, Excelência na Produtividade, atribuído à empresa Novaqui

2009 - Mobis – Prémio Homenagem e Carreira, atribuído a Carlos Aquino

2008 - Prémio Mobis Gold


Fontes: AquinosGroup

Foto: Arquivo


1.934 visualizações

Comments


bottom of page