top of page

Tábua dispõe de moderno Centro de Proteção Civil e de apoio às decisões operacionais



O Ministro da Administração Interna inaugurou ontem, 17 de julho, o novo Centro Municipal de Proteção Civil de Tábua, localizado na vila de Tábua, sessão enquadrada no Dia Municipal da Coesão.


Esta é uma estrutura dotada da mais moderna tecnologia, a qual será colocada ao dispor dos agentes locais de Proteção Civil, contribuindo para facilitar a articulação e coordenação das suas intervenções, melhorando a eficácia da ação que desenvolvem.

Integra este Centro uma ampla sala de operações, com equipamentos de recolha e análise de todas as informações emanadas do sistema nacional de Proteção Civil, após o que são dirigidas aos operacionais que no terreno implementam as decisões tomadas pelas diversas Entidades que integram a Comissão Municipal de Proteção Civil.



Esta estrutura possui ainda um Auditório para ações de informação e sensibilização, gabinetes para os técnicos, zona de apoio como camaratas, cozinha e balneários, assim como armazém de equipamentos, num investimento global de 188.000 €, apoiados pelo P.O. Centro 2020.


Após da visita e explicação do funcionamento do Centro por parte do Vice-Presidente, António Oliveira, decorreu uma sessão onde o Presidente da Câmara Municipal aludiu à importância desta estrutura a nível local e regional, contribuindo para a rentabilização dos recursos e para o apoio à ação dos Bombeiros e outros agentes locais.


Agradecendo os apoios e incentivos recebidos, Ricardo Cruz referiu que o Municipio de Tábua assumiu a responsabilidade de criar esta estrutura, ciente de que a mesma é essencial para reforçar a resiliência do território face a situações de crise, promovendo o trabalho conjunto das Entidades locais e contribuindo para a sensibilização dos cidadãos, porque todos somos agentes de proteção civil.



Para José Luis Carneiro, este é o exemplo do trabalho que os Municípios devem protagonizar, na medida em para problemas locais, as soluções têm de emergir ao nível de cada território, salientando que Tábua está hoje na liderança do que é um serviço do proteção civil da nova geração.


Aludindo ao facto de, pela primeira vez, o investimento em prevenção ter superado os gastos no combate a incêndios rurais, o Ministro da Administração Interna deixou um voto de confiança na preparação e nas competências de todos os atores, muito em especial dos Bombeiros, para garantirem a proteção de pessoas e bens nos duros meses que já se vivem, deixando um apelo à responsabilidade de cada cidadão na atenção e cuidado redobrado no manuseamento do fogo, já que dois terços das ocorrências têm origem na negligência do Homem.



Estiveram presentes nesta cerimónia, o Presidente da ANEPC, General Duarte Costa, o Comandante Nacional de Proteção Civil, André Fernandes, bem como responsáveis regionais e locais da Proteção Civil.



119 visualizações

Comments


bottom of page