top of page

Tábua assinala a transferência de competências para as Freguesias e Uniões de Freguesias

O Município de Tábua assinalou, com a assinatura dos Autos de Transferência de Competências para as Freguesias / União das Freguesias, o seu primeiro Dia Municipal da Coesão, numa cerimónia presidida pela Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa.


Esta iniciativa inédita no País, enaltecida pela Governante como exemplo a replicar por outros Municípios, foi aprovada por unanimidade na última reunião de Câmara e tem por objetivo reforçar o sentimento de pertença à comunidade e construir uma sociedade mais igualitária e justa.


O Município de Tábua assume a dimensão da Coesão como um desiderato a alcançar no Concelho, no sentido de salvaguardar a equidade e garantir o acesso da população a equipamentos e serviços coletivos básicos, que se traduza no aumento da sua qualidade de vida e na redução das disparidades existentes.


A concretização da transferência de competências para as Freguesias do Concelho, é demonstrativo do reconhecimento por parte do Executivo Municipal da importância do trabalho destas Autarquias no exercício da sua missão com competência e dedicação à causa publica, sendo a concretização de mais um compromisso assumido com os Tabuenses.


No âmbito deste processo é transferido um montante de 200 mil euros, um dos maiores valores do Distrito, em termos médios, a que se juntam outros apoios prestados pelo Município como sejam o trabalho da limpeza e manutenção de vias, a disponibilização de recursos humanos ou os contratos inter-administrativos na área da educação, que conjuntamente atingem um valor global superior a 720 mil euros, que representa um enorme esforço por parte do Município, liderado por Ricardo Cruz.



Esta atitude foi elogiada pela Ministra Ana Abrunhosa e pelo Presidente da ANAFRE, Jorge Veloso, que destacaram a coragem do Município de Tábua em assumir esta postura de confiança no trabalho das Freguesias, capacitando-as para o desempenho de uma ação mais eficaz e eficiente.


É no sentido da maior valorização do papel das Freguesias que foi anunciado o facto destas passarem a ser beneficiárias diretas dos fundos europeus disponibilizados através do Portugal 2030.


Para Ricardo Cruz, o Dia Municipal para a Coesão vem confirmar que Tábua é um Concelho que se afirma pelos seus ativos distintivos e diferenciadores e pela capacidade empreendedora e pela hospitalidade das suas gentes.



63 visualizações

Comments


bottom of page