top of page

SAIBA AQUI | Trajeto, horários e todas as movimentações das pás eólicas para Côja

A Vila de Côja tem sido um dos pontos de preparação para se iniciarem todas as movimentações para o futuro Parque Eólico do Toutiço, entre os concelhos de Arganil e Góis. A MourosTV foi saber informações sobre trajetos e vias condicionadas.


Não sendo a primeira vez que a equipa de logísticas especiais faz este tipo de transporte até às serras do concelho de Arganil e regiões limítrofes, para a empresa LASO este é um dos desafios mais desafiantes devido a patologia do terreno e organização de arruamentos na Vila de Côja e Aldeias Serranas.


Toda esta logística impressiona qualquer visitante... "Em dez carros, seis param e tiram fotografias às enormes pás, localizadas num largo de preparação a componentes eólicos junto à entrada de Pinheiro de Côja, sentido Côja", um testemunho da MourosTV.


Serão instalados 4 novos aerogeradores e uma Linha Elétrica Aérea a 30 kV com um comprimento total de 9.879 metros e um total de 49 apoios. Este parque terá ligação à subestação de Pampilhosa da Serra.


Os acessos aos aerogeradores desenvolvem-se a partir de um caminho florestal existente que está a ser melhorado, foi necessário ainda construir cerca de 400 metros de novos acessos.



Estão previstos os trabalhos de mobilização dos equipamentos para a próxima sexta-feira, dia 4 de novembro, com inicio às 8 horas. Este processo irá condicionar o trânsito na Estrada Municipal 519-1 , sentido Pinheiro de Côja - Côja.


"O transporte para o Parque Eólico será dividido em duas partes, uma delas dentro da Vila de Côja até ao inicio da montanha, posteriormente no dia seguinte seguem para o parque", adianta à MourosTV Mário Oliveira, responsável na empresa de Transportes LASO.


O dia do transporte poderá sofrer alterações devido a alguns atrasos na obra ou condições meteorológicas.


"Estas são as primeiras duas pás eólicas, num total de 12", adianta Mário Oliveira.


Para a passagem de toda a logística existem "rails" retirados, estradas alargadas e melhoras, arvores cortadas e poderá haver um outro cabo de que tenha de ser removido.



Este processo será acompanhado por equipas da Guarda Nacional Republicada devido a condicionamentos de vias e desvios de trânsito.


Percurso do primeiro dia


2.343 visualizações

Comments


bottom of page