PROTEÇÃO CIVIL DE TÁBUA JÁ RECEBEU 300 CASOS DE VESPAS ASIÁTICAS E EUROPEIA
O Serviço Municipal de Proteção Civil de Tábua tem sido chamado a intervir em todas as freguesias do concelho. A maior incidência, tende-se ao maior numero de ocorrências nas Freguesias de Carapinha, Midões, União de Freguesias de Covas e Vila Nova de Oliveirinha e União de Freguesias de Ázere e Covelo.
Até ao dia 3 de outubro de 2019, data em que a equipa de Notícias Meda de Mouros pediu dados à Câmara Municipal de Tábua, o Serviço Municipal de Proteção Civil "destruiu" 180 ninhos. Na maioria dos casos, estes não são destruídos, mas sim, tratados de forma a que toda a colónia seja eliminada, incluindo as larvas existentes.
"Tivemos até ao momento a comunicação de 300 ninhos aproximadamente, sendo que na maioria não se trata de Vespa Velutina (Asiática), mas sim da Vespa Crabro (Vespa Europeia ou Alemã). Os ninhos são bastante parecidos, o que leva muitas vezes a que sejam confundidos e reportados como sendo de Vespa Velutina..." adianta António Oliveira, Vereador da Câmara Municipal de Tábua.
Todos os dias são recebidas novas localizações e denuncias, onde dá uma média de 15 ninhos por dia. As equipas técnicas para a execução deste tipo de trabalho, em função da localização dos ninhos, são tratados diariamente entre 8 a 12 ninhos.

Kommentare