top of page

Projeto BUPI em Tábua já identificou mais de 17 mil prédios rústicos e mistos

O Município de Tábua marcou presença no Encontro BUPI – Região de Coimbra, realizado no dia 14 de novembro no Auditório da Cerâmica Arganilense.



O evento reuniu especialistas e representantes regionais para refletir sobre o impacto do projeto BUPI – Balcão Único do Prédio –, incluindo a Coordenadora Municipal de Tábua, Sílvia Ferreira. Esteve ainda presente no Encontro a Vereadora do Urbanismo e Ordenamento do Território do Município de Tábua, Susana Mendes.


Desde a implementação do BUPI em Tábua, a 28 de maio de 2021, já foram identificados 17 622 prédios através do sistema de Representação Gráfica Georreferenciada (RGG), facilitando a gestão territorial e promovendo uma maior transparência na identificação de propriedades.



O programa, que atualmente abrange 173 municípios, inclui camadas de informação como cadastro municipal, hidrografia, uso do solo e áreas florestais, constituindo uma ferramenta essencial para o ordenamento do território e a prevenção de incêndios.


Com a missão de integrar dados e tornar o conhecimento acessível, o futuro do BUPI inclui a criação do Número de Identificação do Prédio (NIP), ajustes automáticos de estremas e um visualizador público. Estas medidas, aliadas à continuidade do regime de gratuitidade até dezembro de 2025, reforçam o papel do BUPI na gestão sustentável e participativa do território em Tábua e na região de Coimbra.


53 visualizações

Comments


bottom of page