top of page

Município de Tábua investe na climatização do Centro de Saúde de Tábua

A Comissão de Acompanhamento e Monitorização do processo de descentralização do setor da saúde de Tábua, reuniu, uma vez mais, no passado dia 19 de outubro, nas instalações do Centro de Saúde de Tábua, oportunidade que proporcionou a realização de uma visita a todo o espaço, com o objetivo de verificar as suas condições e as intervenções já realizadas com vista à sua melhoria.



Nesta ocasião, o Presidente do Município constatou a forma como está a decorrer a intervenção relativa à instalação do novo sistema de AVAC, que vem permitir ultrapassar o problema de climatização existente em todo este espaço desde há anos, tendo o Município de Tábua assumido a responsabilidade de execução da obra, para o que apresentou uma candidatura ao Programa CENTRO 2020.


A resolução da questão da climatização de toda a estrutura do Centro de Saúde representava um antigo anseio de todos quantos frequentam este equipamento de saúde, os quais beneficiarão em breve da sua resolução, decorrente da ação proactiva do Município que em simultâneo tem vindo a executar outras pequenas obras de melhoria do edifício e dos espaços exteriores, cujos encargos têm sido assumidos na íntegra pelo Município de Tábua.



A referida Comissão de Acompanhamento foi criada de acordo com o Decreto-Lei nº 23/2019 de 30 de janeiro, e tem como propósito monitorizar a implementação e desenvolvimento das competências assumidas pelo Município na área da saúde numa lógica de proximidade, bem como propor a adoção de medidas tendo em vista a concretização dos objetivos associados a esta área.


O Município de Tábua assumiu a transferência de competências na área da Saúde em Abril de 2021, fazendo parte do primeiro grupo de Municípios que as aceitou voluntariamente.


Esta reunião permitiu ainda confirmar que existe uma insuficiência dos montantes atribuídos pela Administração Central para colmatar a totalidade dos encargos suportados pelo Município de Tábua com o funcionamento do Centro de Saúde, bem como identificar a necessidade premente de intervenções nas suas instalações, com vista à melhoria das condições de conforto e utilização das mesmas por parte de utentes e profissionais.



Ricardo Cruz informou que dada a permanente preocupação do Município em que os Tabuenses beneficiem do acesso a cuidados de saúde de qualidade, foi já solicitado ao Ministério da Saúde o aumento do financiamento disponibilizado ao Concelho de Tábua no âmbito do processo de descentralização de competências.


Mais garante que o Município de Tábua continua totalmente empenhado na criação de condições para que sejam as populações locais e que aos Tabuenses sejam prestados os melhores serviços de saúde, que lhes permitem aceder a uma melhor qualidade de vida.



35 visualizações

Comments


bottom of page