top of page

Município de Tábua com Orçamento de 26.533.325€ aprovado para 2022

No seguimento da aprovação em Reunião de Câmara, a Assembleia Municipal de Tábua aprovou o Orçamento e Grandes Opções do Plano para 2022 no valor de 26 533 325 euros. Os documentos foram aprovados por maioria, na Sessão Ordinária de 28 de dezembro, com 23 votos a favor e 9 contra.


De salientar que, a Câmara Municipal, na elaboração dos documentos previsionais para o exercício de 2022, efetuou um exercício de rigor e de ponderação dos recursos existentes, tendo em conta os objetivos estratégicos de consolidação do processo de desenvolvimento económico e social do concelho de Tábua. Um exercício desta natureza é sempre balizado pelas circunstâncias conjunturais políticas e económicas, nomeadamente as decorrentes do cenário nacional, tais como a dissolução da assembleia da república e a convocação de eleições legislativas, como também do próprio contexto de incerteza causado pelo impacto da pandemia por COVID-19, que recomendam especiais cuidados na articulação das variáveis nas quais assentam a projeção das previsões.


O Município de Tábua tem vindo a pautar a sua ação no sentido de retirar o melhor proveito possível das oportunidades geradas, não só pelos Fundos Comunitários, como por Fundos da União Europeia e Nacionais.


Perspetiva-se que em 2022 vários projetos financiados venham a ser paulatinamente encerrados, designadamente os da área ambiental e os associados ao Plano de Ação de Regeneração Urbana (PARU).



Paralelamente haverá um reforço da aposta em investimentos que vão desde o património natural, à educação e à cultura.

Encontram-se assim, acauteladas em orçamento, verbas que serão mobilizadas através de vários instrumentos financeiros, para além das verbas do Portugal 2020, estimam-se que sejam recebidas verbas provenientes do Portugal 2030, Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e Programa de Revitalização do Pinhal Interior (PRPI).


“Estamos numa fase em que é fundamental continuar a assegurar a solidez financeira da Autarquia, recorrendo aos financiamentos europeus disponíveis, com intuito de apoiar novos investimentos no Concelho, continuar a melhorar a vida dos munícipes e assegurar as melhores respostas a desafios futuros.”, afirma Ricardo Cruz, Presidente da Câmara Municipal de Tábua.



62 visualizações

Comments


bottom of page