top of page

LUNA PRECISA DE UM TRANSPLANTE URGENTE DE MEDULA ÓSSEA

A pequena Luna sofre de uma doença rara e precisa de um transplante urgente de medula óssea para sobreviver. A Campanha começou em Oliveira do Hospital e termina em Pomares, concelho de Arganil, na sua área de residência.


Luna, uma criança de dois anos e meio, sofre de leucemia mieloblástica Aguda, uma doença rara, cuja única esperança é o transplante urgente de medula óssea. Durante esta semana, no dia 28 de Julho, houve a primeira colheita em Oliveira do Hospital sendo que a segunda irá ser amanhã, dia 31 de Julho, na sua área de residência em Pomares.


Está internada desde maio, na oncologia do Hospital Pediátrico de Coimbra, com uma leucemia que lhe reincidiu, depois de lhe ter sido detetada aos 10 meses de vida. A doença, que pareceu dar sinais de estar adormecida, voltou a manifestar-se nos últimos meses, obrigando a menina a um novo internamento e a novos ciclos de tratamento de quimioterapia que têm apenas um efeito paliativo, " Neste momento está estável... tem feito ciclos de quimioterapia já fez dois ciclos agora está na parte de não ter defesas e aumenta o risco de infecções. Mas até ver tudo dentro do esperado." referiu Gracinda, a mãe da menina.

No início de Julho, a Mãe da menor começou a apelar através do Facebook para que se inscrevessem como dadores para ajudarem a salvar a vida da filha. Sendo que convém informar previamente para a colheita feita em Pomares, através das redes sociais dos Pais da Luna, Gracinda Coisinha e Ricardo Gonçalves, ou da tia Sofia Gonçalves. A doação também pode ser feita no Porto, Coimbra e Lisboa onde não é necessário marcação. ( em anexo estão os locais de colheita)

Ser dador de medula óssea não custa nada e pode salvar a vida desta menina e de muitas outras pessoas. Basta ter entre 18 e 45 anos, um mínimo de 50 quilos e 1,50 m de altura, ser saudável e nunca ter recebido uma transfusão de sangue.


Informações ser dador de medula óssea: https://www.apcl.pt/pt/informacoes/seja-dador-de-medula





101 visualizações
bottom of page