top of page

Ilhas ecológicas entraram hoje em funcionamento

Ilhas Ecológicas entraram hoje em funcionamento


Foram hoje colocadas em funcionamento as novas ilhas ecológicas instaladas nas principais zonas habitacionais da Vila de Tábua, no âmbito de uma candidatura da Associação de Municípios da Região do Planalto Beirão (AMRPB) ao Programa Operacional para a Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR).


A inauguração simbólica foi efetuada pelo Presidente da Câmara Municipal, Mário Loureiro, pelo representante do concelho diretivo da Associação de Municípios da Região do Planalto Beirão, Leonel Gouveia, e pelo Secretário Executivo da Associação de Municípios da Região do Planalto Beirão, José Maria Portela, na presença do Vice-Presidente da autarquia, Ricardo Cruz, e da Vereadora Silvia Ferreira.


Com esta candidatura, o Município de Tábua beneficiou de 59 ecopontos de superfície, 11 ilhas ecológicas enterradas e 11 contentores enterrados para deposição de resíduos indiferenciados, num investimento total de 386.438,49 €, passando a dispor na totalidade de 105 ecopontos de superfície e 15 ilhas ecológicas.


De salientar que cada “ilha ecológica” é constituída por quatro reservatórios, para resíduos domésticos indiferenciados, cartão/papel, plástico/metal e vidro, possuindo maior capacidade que os tradicionais contentores. No caso do papel e das embalagens, essa capacidade é de 5000 litros, e do vidro é de 3000 litros.


Além da maior capacidade, estes equipamentos permitem uma melhoria em termos de higiene pública, uma vez que os resíduos são colocados no subsolo, beneficiando a paisagem urbana.

Alguns dos ecopontos de superfície que já existiam, serão recolocados em outros locais do Concelho.




163 visualizações

Comments


bottom of page