top of page

Hastear da Bandeira Azul marca início da Época Balnear na Praia Fluvial da Ronqueira

Pelo segundo ano consecutivo, a Bandeira Azul foi hasteada na Praia Fluvial da Ronqueira – Mouronho, marcando o início da Época Balnear 2023, que se prolongará até ao próximo dia 10 de setembro.



A cerimónia, realizada no passado dia 20 de junho, decorreu na Praia Fluvial da Ronqueira e na Praia Fluvial da Cascalheira (Secarias – Arganil), refletindo o bom relacionamento e o trabalho conjunto de ambas as Autarquias, permitindo assim a concertação de esforços e a rentabilização de recursos com vista à melhoria das condições oferecidas aos banhistas que frequentam ambas as praias, contribuindo para alavancar o Rio Alva e a sua envolvência como um produto turístico de referência neste Território.


Os Presidentes das Juntas de Freguesia de Mouronho e Secarias destacaram na ocasião a importância das praias fluviais para os seus Territórios e o trabalho que ao longo dos anos tem sido promovido no sentido de criar as melhores condições para os banhistas.



Para Ricardo Cruz, o trabalho articulado entre ambos os Municípios e com as Juntas de Freguesia, demonstra a consciência de que para o turista não existem fronteiras e a beleza do Alva é um fator de união entre Arganil e Tábua, com ganhos para toda a Região.

O Presidente da Câmara Municipal de Tábua deixou a vontade e o empenho em dar continuidade ao trabalho de melhoria contínua deste espaço, respondendo às exigências de quem o visita para desfrutar de momentos de lazer.

Luis Paulo Costa, salientou o exemplo desta cooperação e os seus resultados para a valorização deste importante recurso turístico, afirmando este Território como um destino de excelência na área do turismo de natureza.



A Praia Fluvial da Ronqueira está dotada de todas as condições de apoio ao banhista, nomeadamente instalações sanitárias ou a vigilância por nadadores-salvadores credenciados, também tem hasteada a Bandeira de Praia Acessível, já que é um equipamento inclusivo, permitindo o acesso a pessoas com mobilidade reduzida e a invisuais, já que disponibiliza informação em linguagem braille. De salientar que a atribuição da Bandeira Azul é baseada em 32 exigentes critérios, nos quais se incluem segurança, qualidade da água, acessibilidade, serviços, equipamentos, entre outros, o que exige um permanente acompanhamento ao longo de todos o ano, para que os mesmos sejam cumpridos na integra.




51 visualizações

Comments


bottom of page