top of page

Espaço Cultiva recebeu Conferência "A Sexualidade e os Afetos" promovida pela EPTO Futuros

O Espaço Cultiva abriu as suas portas no passado dia 1 de junho, para receber a Conferência Epto Futuros, com o tema “A Sexualidade e os Afetos”, promovida pela Eptoliva, e que contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal, Ricardo Cruz, e da Vereadora da Educação, Susana Mendes, na abertura e no encerramento, respetivamente.

Esta iniciativa assinalou o Dia do Curso de Auxiliar de Saúde, em funcionamento no Pólo de Tábua da EPTOLIVA, que no próximo ano letivo passará a funcionar neste novo espaço do Município, reforçando a aposta do Município na melhoria da qualidade do ensino e formação na EPTOLIVA, reconhecendo o papel importante que a escola tem ao nível do ensino profissional no concelho.


A importância e a vivência dos afetos no desenvolvimento da sexualidade que é parte da condição do ser humano ao longo de todo o seu percurso vital, foi o argumento escolhido para assinalar o Dia dos Cursos profissionais de Técnico/a Auxiliar de Saúde, em funcionamento no Pólo de Tábua da EPTOLIVA – Escola Profissional de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil, para dar continuidade ao Ciclo de Conferências EPTOFUTUROS 2022.


“Esta conferência permitiu-nos abordar o tema da sexualidade de uma forma descontraída mas séria, preventiva mas saudável, tolerante mas diferente, sem idade mas para todas as idades, sem tabus mas responsável. Uma sexualidade feliz equivale a pessoas mais felizes”, foi assim que Daniel Dinis Costa adjetivou este encontro, largamente elogiado pelos seus intervenientes.



Na ocasião, Ricardo Cruz, presidente do Município de Tábua, considerou que se abriu “mais um espaço dentro deste espaço dedicado ao conhecimento e que se associa também à melhoria da qualidade do ensino e formação na EPTOLIVA”. O autarca reconheceu o importante papel que a escola tem ao nível do ensino profissional no concelho de Tábua, e referindo-se ao Espaço CULTIVA – Criatividade, União, Laboratório, Tábua, Ideias, Valores e Artes, onde o Pólo de Tábua da EPTOLIVA passará a funcionar, já no próximo ano letivo, com ambientes inovadores de educação, equipamentos e meios tecnológicos que garantem uma formação de qualidade e excelência em áreas como a saúde e media digitais, permitindo aos alunos experienciarem tecnologias que futuramente vão encontrar no mercado de trabalho.


Associada às melhores condições de funcionamento dos cursos profissionais de Auxiliar de Saúde, estão também as parcerias desenvolvidas entre IPSS’s, Centros Hospitalares e Misericórdias na preparação dos futuros técnicos profissionais, como realçou Filipa Calçarão, Diretora Técnica da Santa Casa da Misericórdia de Tábua, referindo-se ao trabalho conjunto que tem vindo a ser desenvolvido por esta instituição e a EPTOLIVA, quer no acolhimento de estágios como na formação que pretende dar resposta às necessidades de técnicos qualificados de saúde nesta Região.



Sob a moderação de Mónica Ferreira, Diretora do Curso, esta conferência, subordinada ao tema “A Sexualidade e os Afetos”, reuniu a participação de Hélder Lourenço, Sexólogo Clínico e Terapeuta Sexual, que abordou a vivência da sexualidade nos jovens, enquanto Pedro Loureiro, Médico de Família no UCSP de Oliveira do Hospital, centrou a sua intervenção nos afetos e sexualidade na Terceira Idade. Ambos os painéis foram essenciais para compreender que “nascemos de um ato sexual, e o nosso desenvolvimento sexual começa desde os primeiros instantes de vida manifestando-se de diferentes formas em cada etapa do desenvolvimento humano”.


“Descobrir a sexualidade significa descobrir quem somos sexualmente, porque efetivamente todos somos seres sexuais”, concluiu a vereadora da Educação do Município de Tábua, Susana Mendes, aplaudindo a iniciativa e a coragem da EPTOLIVA em trazer a público e, em particular, aos alunos, a oportunidade de partilha de experiências e de conhecimentos que vêm enriquecer o seu percurso escolar presente e o seu futuro enquanto profissionais de saúde.


Artigo: Notícias de Tábua / Eptoliva

12 visualizações

Comments


bottom of page