top of page

Em Candosa vestiram-se trajes de Folclore e boa música tradicional no 40º Festival de Folclore

A Freguesia de Candosa foi palco do 40º Festival Nacional de Folclore, o evento teve lugar no dia 30 de Julho.


Além do Rancho anfitrião, o Rancho Regional e Folclórico de Candosa, marcaram presença mais quatro Ranchos no 40º edição do Festival Nacional de Folclore de Candosa, concelho de Tábua. Ao palco para mostrarem as suas tradições e costumes, subiu o Rancho Folclórico dos Soutos da Caranguejeira, da Alta Estremadura, Rancho Etnográfico de Santiago do Bougado, do Douro Litoral-Norte, Rancho Etnográfico Os Camponeses de Malpique, do Alto Ribatejo e o Rancho Folclórico da Casa do Povo do Minho em Lisboa, do Minho.


Pelas 18 horas realizou-se uma cerimónia de receção aos diversos Ranchos, com a presença de várias Associações, bem como os elementos da Junta de Freguesia de Candosa, assim como o Presidente da Câmara de Tábua, alguns vereadores e outros membros da edilidade, nessa ocasião e mais tarde, durante o jantar e atuação.



Durante a receção foram oferecidas lembranças alusivas à Freguesia e tanto a autarquia, como o município, aproveitaram para fazer donativos monetários de apoio ao Rancho de Candosa, entregues ao seu Presidente, para ajuda no Festival e a futuros eventos.


"Depois de 2 anos parados pela pandemia, recomeçar é um desafio..."


Depois das 19 horas foi confecionado e servido, por elementos do Rancho e voluntários, um farto jantar a todos, durante o qual prevaleceu o bom ambiente e o habitual convívio saudável, terminando com o "hino" típico para parabenizar todos os aniversariantes presentes. Embora com um sentimento de tristeza pela morte recente de uma antiga diretora e fundadora, bem como um sócio benemérito, marido de uma atual diretora, estes foram homenageados e recordados. Também uma senhora presente, cuja família foi fundadora do Rancho teve uma merecida homenagem publica, com a atribuição de uma recordação em barro, tão caraterístico de Candosa e dos seus oleiros.

As apresentações de todos os Ranchos foram um sucesso, o ambiente esteve muito bom, com enorme qualidade, como era de esperar e o bar de apoio ajudou a refrescar na noite quente que se fez sentir.


Ao Rancho organizador muitos parabéns pelo profissionalismo e pelo espírito acolhedor e até para o ano, com o 50º Aniversário e o 41º Festival.


152 visualizações

Comentários


bottom of page