CULTURAS | São Geraldo aldeia de romarias onde as ovelhas alegram as ruas
São Geraldo é uma pequena aldeia pertencente à União de freguesias de Covas e Vila Nova de Oliveirinha, mas é muito conhecida pela festa ao Santo padroeiro de quem herdou o nome.
No domingo seguinte ao de Páscoa, domingo de Pascoela, há uma festa na aldeia, com uma pequena feira, mas o ponto alto é a romaria dos rebanhos. Perde-se no tempo essa tradição, e o significado também não se sabe ao certo qual é. Sendo São Geraldo o Santo ligado à proteção na maternidade, na fertilidade e em algumas doenças, pensa-se que os pastores pratiquem este ritual único, para proteger os rebanhos dessas doenças e pedir a fertilidade dos mesmos.
Para a romaria, os rebanhos são enfeitados com pompons de lã coloridos, usam os melhores chocalhos e muitos pintam símbolos na lã.
Chegam-nos relatos do espetáculo que era antigamente, logo pela manhã, nas povoações limítrofes, o barulho dos chocalhos e a visão dos enormes rebanhos enfeitados, a caminho da Capelinha onde se cumpria a promessa, que consiste em dar três voltas à mesma e apenas três, o que era difícil de controlar nos maiores.
Entretanto os rebanhos diminuíram, e em Outubro de 2017 alguns foram dizimados pelos incêndios. Também a pandemia obrigou a que essa bonita tradição parasse. Mas antes dessa paragem forçada, alguns pastores esmeravam-se e vestidos a rigor, com o rebanho enfeitado também a rigor, continuaram a percorrer longas distâncias para cumprir a tradição.
O jovem cineasta e fotógrafo Tiago Cerveira, desenvolveu um documentário sobre isso e recebeu vários prémios de festivais onde levou o filme "Pagar a Promessa".
Veja ou reveja o documentário aqui: https://www.facebook.com/omeioeagente/videos/883288382135740
ARTIGO E FOTO: MOUROSTV
Comentários