top of page

CULTURA | Casa do Povo de Tábua celebrou 49 anos de existência

Atualizado: 26 de abr. de 2022

Decorreu ontem, 24 de abril, o almoço convívio de celebração do 49º aniversário da Casa do Povo de Tábua.


A Casa do Povo de Tábua comemorou o seu 49.º Aniversário, num almoço convívio realizado no passado domingo, na sua sede. Numa sala repleta de Amigos da Casa do Povo de Tábua, a Presidente da Direção, Susana Mendes, agradeceu a presença de todos os que se associaram a esta comemoração.


A atual Direção tomou posse em janeiro de 2020, dois meses antes do início da pandemia,” mas apesar de todos os constrangimentos, foi possível reafirmar a força regeneradora da Instituição, num enorme teste à resiliência, de adaptação a circunstancias nunca antes imagináveis, primando sempre por responder às necessidades dos utentes, pela cada vez maior qualidade dos serviços, no conforto, na segurança e no bem estar destes, sem nunca descurar a sustentabilidade financeira da Casa do Povo de Tábua”, como referiu a Presidente da Direção.


A Casa do Povo de Tábua, para além da valência do Centro de Atividades de Tempos Livres, dirigida a crianças e jovens do 1.º ao 3.º ciclo do Ensino Básico, dispõe de uma oferta desportiva nas modalidades de Basquetebol e Ténis de Mesa e na área cultural do Grupo Etnográfico “Terras” de Tábua e do Museu Etnográfico.


Marcaram presença neste almoço, o Sr. Presidente da Câmara Municipal de Tábua, Ricardo Cruz e o Sr. Presidente da Associação de Basquetebol de Coimbra, Luís Santarino. A Presidente da Direção, Susana Mendes, aproveitou a ocasião para agradecer todo o apoio destas duas Instituições às atividades da Casa do Povo de Tábua, assim como a todos os parceiros públicos e privados, presentes e não presentes, pelas extraordinárias relações de cooperação que têm perdurado ao longo dos anos.



Agradeceu ainda aos Pais dos utentes que frequentam o CATL, pela confiança que depositam na Casa do Povo de Tábua, aos Atletas e Treinadores que têm representado e representam a Casa do Povo de Tábua nas modalidades de Basquetebol e Ténis de Mesa, aos componentes do Grupo Etnográfico “Terras” de Tábua - pela vontade, sacrifício, espirito de união e alegria nas provas dadas nestes últimos dois anos pela continuidade do Rancho - e reconheceu ainda o empenho, dedicação e esforço de todas as trabalhadoras, que diariamente executam exemplarmente as suas funções e ajudam a garantir a prestação de um serviço de qualidade e segurança, junto de todas as crianças e jovens.


Em dia de aniversário, foi ainda lembrada a recente perda física, da Secretária da Direção, Paula Fonseca. A Direção da Casa do Povo de Tábua, com emoção e uma enorme evocação em pé, recordou-a como “uma mulher de enorme agilidade intelectual que contribuía continuamente com novas ideias para a afirmação, não só da Casa do Povo de Tábua, mas também de todas as atividades em que se envolvia.


Ímpar na amplitude das suas qualidades, bem como nas suas sensibilidades, na sua alegria, na sua energia e na procura incansável de mais e melhor” e por isso foi anunciado que o Campo Multidesportos da Casa do Povo de Tábua, em reabilitação, irá ter o seu nome. Um espaço que volta a ficar à disposição dos Tabuenses, um lugar onde quem a conheceu e quem nunca teve a oportunidade de a conhecer, ficará a saber que era seu desejo e foi concretizado.


No final do almoço, os presentes foram brindados por uma atuação do Grupo Etnográfico “Terras” de Tábua, num momento descontraído e muito desejado, aproveitando-se a oportunidade para convidar todos os quanto se queiram juntar ao Grupo – dançadores e dançadeiras, tocadores e tocadoras, cantadores e cantadeiras – em nome do folclore e pela continuidade da representatividade das danças, cantares, usos e costumes dos nossos antepassados.







265 visualizações

Comments


bottom of page