top of page

CULTURA: Candosa recebeu o 38º Encontro Nacional de Folclore

No dia 16 de março passou meio século desde a fundação do Rancho Regional e Folclórico de Candosa, o único federado no concelho de Tábua, até à presente data.



Como 50 anos não se festejam todos os dias, foi vasto e variado o calendário de atividades alusivas à data de aniversário do Rancho Folclórico de Candosa, incluindo uma Missa e Romagem ao cemitério, homenageando todos os elementos e dirigentes já falecidos.


Entre as atividades, desde o cantar dos parabéns, respetivos discursos e atuação da Tuna Mouronhense, passando por um Workshop no dia 17 com o Rancho Infantil e Juvenil de Várzea, o ponto alto foi, sem dúvida, o 38º Encontro Nacional de Folclore com a presença de Ranchos convidados no Pavilhão Desportivo de Candosa.



Uma vez mais a organização, esmerou na arte de bem receber, apanágio reconhecido deste Rancho. E no fim de todo o trabalho, envergaram os trajes e atuaram com toda a frescura e rigor a que nos habituaram.


Até porque todo o reportório do Rancho Regional e Folclórico de Candosa é fruto de uma pesquisa aprofundada, sobre pessoas e vivências reais do passando, não copiando, mas recriando as suas músicas e danças baseados nessas buscas, pelo que são originais e não repetições de algo já existente.



Que o Rancho continue sempre neste registo que o carateriza, que o leva a todo o País e até além fronteiras, levando o nome de Candosa e de Tábua longe, com orgulho e pelas melhores razões.



120 visualizações
bottom of page