top of page

COVID-19 | AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE TÁBUA REGISTA 4 CASOS ATIVOS À INFEÇÃO COVID-19

Foi publicado há instantes, um comunicado através da página oficial do Agrupamento de Escolas de Tábua, dando conta de 4 casos ativos por infeção à covid-19.


Comunicado:

"Informamos que foi confirmado um caso de COVID-19 numa turma do Centro Escolar de Tábua (turma 12), um numa turma do 10º ano (10º B) e ainda dois em turmas do 12º ano (12º B e 12º C). Nesta conformidade, a turma 12, o 12º C e alguns assistentes operacionais e professores irão realizar testes diagnóstico (zaragatoa) 3.ª feira, no Pavilhão Multiusos, em Tábua.


Quanto às outras turmas ainda não há informação da Autoridade de Saúde sobre a realização de eventuais testes. Os alunos do 1º ciclo ficarão, previsivelmente, em quarentena de 14 dias.


Os restantes alunos ficarão em autovigilância (isolamento), pelo menos até saberem o resultado do teste no caso do 12º C, e até serem contactados com outra informação, as outras turmas. O SARS-CoV-2 é um vírus transmitido, essencialmente, pessoa para pessoa através de gotículas respiratórias de uma pessoa doente por COVID-19.


Após esta exposição, os sintomas podem desenvolver-se até 14 dias desde o último contacto, sendo estes predominantemente de natureza respiratória, como tosse, dificuldade respiratória e febre (>38ºC). Também, podem coexistir outros sintomas, como odinofagia (dor de garganta) e dores musculares generalizadas, perda do paladar ou do olfacto, diarreia, dor no peito e dor de cabeça, entre outros. A pessoa doente pode também não apresentar sinais ou sintomas.


O nosso Agrupamento de Escolas está, em articulação com a Autoridade de Saúde Local/Unidade de Saúde Pública Local, a implementar as medidas de prevenção e controlo da transmissão de SARS-CoV-2. Recomenda-se a todos os elementos da comunidade escolar que se mantenham atentos ao surgimento de sintomas compatíveis com COVID-19.


Se alguém da comunidade escolar ou do seu ambiente próximo desenvolver sintomas sugestivos de COVID-19 deve permanecer em casa e contactar os serviços de saúde por telefone (SNS 24 - 808 24 24 24) ou outras linhas específicas criadas para o efeito. Queremos assegurar que a comunicação será mantida de forma fluída, não havendo de momento necessidade de adotar outros cuidados adicionais além da referida monitorização de sintomas.


Para mais informações, pode consultar o site da DGS da COVID-19 (www.covid19.min-saude.pt). Tábua, 8 de janeiro de 2021."

Imagem: Ilustrativa

1.785 visualizações

Comments


bottom of page