top of page

COT J´OliTá | Conheça as Jornadas Mundiais da Juventude com passagem nas Freguesias de Tábua

A Jornada Mundial da Juventude foi instituída pelo Papa João Paulo II, sendo a primeira em Roma, em 1986 e desde então tem-se evidenciado como um momento de encontro e partilha para milhões de pessoas por todo o mundo.


Na última JMJ realizada em 2019 no Panamá, Portugal recebeu a fantástica noticia de

sermos o próximo país a abrir as suas portas e realizar a JMJ Lisboa 2023 entre os dias 1 e 6 de agosto. Até lá, há um grande caminho, organização e preparação para estarmos prontos para receber um encontro desta dimensão.


Para tal, cada Diocese está dividida em grupos a que se chama Comité Organizador

Territorial, conhecido por COT, em que a UP de Oliveira do Hospital em conjunto com a UP de Oliveira do Hospital Sul e UP de Tábua formam o COT J ́OliTá, com o sentido de pedirmos a Jesus que abençoe Oliveira e Tábua nesta caminhada.


Os COT ́s são responsáveis por realizar a ligação com o COD, Comité Organizador Diocesano, neste caso de Coimbra, e por organizar o período de preparação para a JMJ Lisboa 2023 no seu território.



Na semana anterior à JMJ Lisboa 2023, irão decorrer os chamados Dias na Diocese, de 26 a 31 de julho, e Coimbra conta receber jovens peregrinos de várias partes do

Mundo que irão ser distribuídos e acolhidos nas diversas Unidades Pastorais!


Para estes dias precisamos de Famílias de Acolhimento que se disponibilizem para

receber e alojar os peregrinos que vão participar neste encontro. Outro grupo que

também é muito necessário são os Voluntários a partir dos 16 anos de idade, para acolher e orientar os peregrinos que ficarão cá alojados e colaborar nos aspetos

logísticos do evento.


Desde o inicio deste ano, o COT J ́OliTá tem visitado as paróquias das três Unidades Pastorais, fazendo assim a Digressão do símbolo do COT.


Este mês o símbolo volta a fazer sentir-se na Unidade Pastoral de Tábua, com inicio na Paróquia de São João da Boavista, realizado no passado domingo. O símbolo tem sido acolhido pelas diferentes paróquias com muita alegria e entusiasmo em poderem fazer o caminho rumo à JMJ Lisboa 2023!


Durante o mês de Setembro a Digressão do símbolo do COT J’OliTá continua na nossa Unidade Pastoral:


  • Igreja de Meda de Mouros, dia 11 às 9h

  • Igreja de Pinheiro de Coja, dia 11 às 10h15

  • Igreja do Covelo, dia 11 às 11h30

  • Igreja de Tábua- Louvor Energia da Fé, dia 24 às 21h30

  • Igreja de Sinde, dia 25 às 12h



Até à JMJ Lisboa 2023, haverá muitas atividades para os jovens e para toda a

comunidade. Sigam as nossas redes sociais no Facebook- COT J`OliTá – JMJ 2023 e no Instagram- "cotjolitajmj" para estarem sempre a par das atividades.



150 visualizações

Comments


bottom of page