top of page

Cerveja Táboa nasce em Sinde no concelho de Tábua

Cerveja "TÁBOA" irá ser apresentada no próximo dia 03 de Março pelas 10:00 h no Mercado Municipal de Tábua.


Esta ideia nasceu algures em Sinde, concelho de Tábua, num longo jantar de amigos para degustação de pratos de caça acompanhado com diversos tipos de cerveja artesanal, após vários temas de conversa, opiniões e muitas provas de cerveja artesanal, surgiu a ideia inovadora para o Concelho, da criação de uma cerveja artesanal de receita Tabuense, com a intenção de ser um produto de qualidade que dignifique o nome de Tábua no mercado cervejeiro artesanal e também servir como mais um meio de promoção turística.


A ideia nasceu de um dos intervenientes no jantar, o apaixonado pelo mundo das Cervejas Artesanais, de seu nome Bruno Simões, natural e residente no Concelho de Tábua, que decidiu criar a Marca de Cerveja Artesanal Tabuense de nome - CERVEJA TÁBOA - tendo efetuado o registo da marca a nível nacional.


A este gosto pelas cervejas junta-se Manuel Cunha, com raízes no concelho de Tábua, com grande experiência no universo dos vinhos e cervejas, que com espirito inovador e gosto pelo processo de produção de cerveja artesanal deu incentivo, colaboração e apoio a este novo projeto.

Depois de alguns meses de degustações, experiências de receitas e acompanhamento de vários fabricos de cerveja artesanal nasceram duas receitas distintas de Cervejas Artesanais Tabuenses: a Loira (estilo Blond Ale), cerveja cor clara e a Morena (estilo Porter), de cor mais escura.


Para quem não está familiarizado com o conceito de cerveja Artesanal, trata-se na verdade e simplesmente na produção de cerveja no seu estado mais original, seguindo métodos tradicionais e utilizando somente produtos naturais, embora e respeitando estes princípios, podendo ter uma larga vertente de inovação. Atualmente, existem dois grupos de fabrico de cerveja ou seja a Artesanal e a Industrial. A Industrial por razões económicas utiliza produtos químicos de conservação, cereais mais baratos não habitualmente utilizados na cerveja e muitas vezes transgénicos, filtração, diluição com água, pasteurização, adição de CO2, etc. Ao contrário, a cerveja Artesanal é produzida basicamente com malte, lúpulo, água e levedura e em termos de produção, tudo é acompanhado sistematicamente pelo produtor, não só o fabrico propriamente dito, como na selecção dos maltes, lúpulos, entre outras..


Bruno Simões refere que...

"A Cerveja Táboa é produzida recorrendo à melhor tecnologia e equipamentos para fazer cerveja, mas mantendo sempre os princípios artesanais.

Seguimos princípios e utilizamos produtos que distinguem a nossa cerveja e a tornam um produto único..."


São estes os ingredientes que compõem esta cerveja:

- Só são usados cereais maltados como por exemplo, cevada, aveia ou trigo, não acrescentando nenhum aditivo ou intensificador de sabor.

- A nossa cerveja não é filtrada nem esterilizada.

- Utilizamos lúpulos selecionados, leveduras e água.

- O gás da nossa cerveja provém da fermentação em garrafa, não havendo qualquer injeção de CO2 para promover espuma ou gás.


Conseguimos, assim, obter um produto final que se distingue das cervejas industriais pelo cheiro, pelo sabor, pelos aromas, pelo gás e até pela espuma.

Também não filtramos a nossa cerveja pois isso retira propriedades à mesma e juntamente com a esterilização elimina qualquer levedura viva. Como sabe em tempos antigos a cerveja era a forma mais segura de se beber água. Isto acontece porque as cervejas têm uma longa duração sem se estragar, devido à existência dos microrganismos responsáveis pela fermentação, as leveduras. Estas conseguem sobrepor-se a agentes estranhos que invadam o seu meio, a cerveja, matando-os.

Devido ao menor teor alcoólico, não leva a tanta desidratação, quanto outras bebidas alcoólicas e quando consumida moderadamente, poderá ser considerada uma bebida saudável.

Desta forma uma cerveja Artesanal tem uma validade para ser bebida de cerca de 1 ano. O mais interessante é que devidamente acondicionada, dependendo do estilo, pode durar até 5 ou até mais anos, evoluindo normalmente para melhor.

A cerveja após o seu engarrafamento continua o seu processo de evolução através das leveduras e da criação de gás por método natural, por este motivo as nossas cervejas apresentam depósito que é uma indicação do processo artesanal.


"Feita a apresentação do nascimento do produto vamos á apresentação do logótipo e rótulo..."


O logotipo é inspirado na recriação das antigas chapas de matrícula das carroças de burros, carros de bois e bicicletas pasteleiras, atribuídas pelas Câmaras Municipais, onde antes da revisão ortográfica se escrevia “TÁBOA”.

O rótulo é resultante da chapa antiga de matrícula do concelho de Tábua cravada na madeira. O fundo do rótulo poderá ser de cor variada, de acordo com o tipo de cerveja pretendido, apresentando também algumas imagens dos principais pontos de interesse turístico e histórico do concelho de Tábua, ligando assim, a história e os pontos de interesse turístico, com o sabor de uma bebida artesanal que é sem dúvida das mais consumidas e apreciadas pela população portuguesa e estrangeira."




387 visualizações

Comments


bottom of page