top of page

CAMPEONATO SPRINTENDURO | DIOGO VENTURA GANHA PROVA E TORNA-SE CAMPEÃO NACIONAL

1.º SPRINTENDURO MK MAKINAS FRIOPASTEL última prova do CAMPEONATO NACIONAL DE SPRINTENDURO MOTOESPINHA Diogo Ventura ganha a prova e torna-se Campeão Nacional.


A Mk Makinas Associação de Desportos organizou a última prova deste campeonato nacional no passado Domingo. Com um percurso de aproximadamente de 20km, com duas especiais distintas, e um percurso é tipicamente endurista com duas secções de ligação às duas especiais cronometradas. As especiais preparadas pela Mk Makinas com pisos e dificuldades bem distintas: a primeira situada dentro da vila de Tábua com um piso de saibro com bastante erva e de alguma forma “enrolada”. E a segunda, na zona da Pedra da Sé e com vistas magnificas sobre o espelho de água da Barragem da Aguieira e do Rio Mondego, o piso contrastou com saibro e muita pedra, mas bastante técnica e por vezes rolante. Preparamos um percurso que foi do agrado de todos, tendo oferecido a todos os, excelentes condições no paddock, montado no Pavilhão Multiusos de Tábua que oferece excelentes condições para este tipo de eventos. A Mk Makinas considera que montou uma prova de excelência, com um total de 103 pessoas no terreno (5 na direção de prova, 6 no secretariado, 63 marshals nas duas especiais, 3 na equipa médica, 8 tripulantes de ambulância, 2 seguranças, 6 militares da GNR, 2 na organização do paddock, 2 no controlo horário e 6 no refeitório), o que demostra bem a capacidade organizativa desta associação, sobretudo com as condições atmosféricas adversas e com todas as condicionantes inerentes à pandemia do COVID-19.


Com um plano de contingência muito rigoroso e que seguimos à risca, todos os intervenientes seguiram os avisos da organização para cumprirem as medidas de proteção, nomeadamente com o controlo de temperatura de todos à entrada do pavilhão, o uso da máscara, a desinfeção das mãos e o afastamento foram cumpridos, sendo que contamos com a extraordinária colaboração da GNR para sensibilizar algumas pessoas presentes, nomeadamente nas especiais.


Desportivamente a prova foi ganha por Diogo Ventura tendo-se sagrado Campeão Nacional de Sprint Enduro 2020. Luís Oliveira concluiu a prova na 2ª posição, enquanto que Gonçalo Reis fechou o pódio da Elite.


Nos Verdes foi Rui Fernandes quem levou a melhor sobre os seus adversários e conquistou o título, ele que à partida para esta ronda final tinha 1 ponto de desvantagem sobre Filipe Taniko que terminou hoje na 3ª posição, atrás de Gil Carmo. Nos Veteranos, Manuel Moura manteve a sua invencibilidade e conquistou assim o troféu com a pontuação máxima. Nos Super-Veteranos, Fernando Sousa repetiu a vitória conquistada no 2º dia do Sprint Enduro de Castelo Branco, mas Alberto Carvalho aproveitou bem a vantagem pontual que tinha de 4 pontos e garantiu o título com a 2ª posição. Na 3ª posição concluiu a prova o Espanhol Juan Raimundo Naranjo.


Nas Senhoras, Joana Gonçalves conquistou o título só com vitórias enquanto que na Promoção, Carlos Pires confirmou a conquista do primeiro lugar final no troféu com nova vitória. Na classe Hobby, José Manuel Soares foi o melhor classificado, na segunda posição concluiu Gonçalo Cantante, sendo o pódio encerrado por Nuno Rocha, todos em Honda. Vários pilotos de Tábua participaram na prova, alguns a representar as cores da Mk Makinas, outros a Autobrito / Valvoline, sendo que o melhor Tabuense foi Rodrigo Moita (AC Motas PJ), que concluiu a prova em 7º lugar. A Mk Makinas gostaria de agradecer a todos os voluntários que tiveram nesta prova, quer na preparação da mesma, quer durante a corrida, que foram também responsáveis pelo sucesso da mesma. Foram muitos os que tiveram no terreno (como marshals, na direção de prova, no multiusos, no paddock e secretariado, no refeitório e bar de apoio), com as condições atmosféricas a não serem as melhores, mesmo assim cumpriram muito bem a sua função.


De referir que ainda durante o dia da prova, no final das especiais, foi desmontada toda a logística que delimita as especiais, como as fitas e estacas. Um trabalho notável que a Mk Makinas agradece. Para a realização desta última prova do Campeonato foi também muito importante o apoio dos seguintes parceiros e entidades: Câmara Municipal de Tábua, Junta de Freguesia de Tábua, Friopastel, Valvoline, Phaarmpeças, Autobrito Lda., Crédito Agrícola - Beira Centro, Jm Veiculos Jose Antonio, CA VIDA, Luna Hotels & Resorts Tábua, Alves Bandeira, Cardozugest Lda, Traços Originais - Soluções Gráficas, Nuno Ramos - Serviços Agroflorestais, Crosspro-Componentes para motociclos, Lda, NN Motos, Rui Castanheira, IS3, Diagonal Fusion, Casa dos Frangos, Motoclube João Brandão, Duas Rodas Mouronho e Clube Recreativo Varzeense. A Mk Makinas agradece a todos os que colaboram mais uma vez com as suas realizações, sendo que, sem este apoio, seria impossível por no terreno uma prova desta envergadura, agradecendo profundamente a todos.



83 visualizações

Comments


bottom of page