top of page

C/VÍDEO | Central Solar de Tábua já está ligada à rede elétrica nacional e abastece 60 mil famílias

A Central Solar de Tábua já está ligada à rede elétrica nacional. O parque deverá suprir as necessidades de cerca de 60 mil famílias e evitar a emissão de mais de 13 mil toneladas de CO2 por ano.



A Greenvolt concluiu a ligação da Central Solar de Tábua à rede elétrica nacional, segundo anunciado esta terça-feira, em comunicado. Este é o primeiro projeto solar de grandes dimensões da Greenvolt em Portugal, que representa um investimento de cerca de 40 milhões de euros.


Com cerca de 90 mil painéis solares e uma capacidade instalada de 48 MWp (megawatts-pico), gerando até 60 GWh (gigawatts por hora) anualmente, o parque deverá suprir as necessidades energéticas de cerca de 60 mil famílias anualmente.


Adicionalmente, estes 60 GWh evitarão a emissão de aproximadamente 13.200 toneladas de dióxido de carbono (CO2) por ano.


"Com a entrada em funcionamento da Central Solar de Tábua, estamos a levar às famílias e empresas todos os benefícios das energias renováveis, mas também damos o nosso contributo para o esforço de descarbonização do país", refere o presidente executivo da empresa, João Manso Neto, citado na nota.


Além da descarbonização, a Central Solar de Tábua também ajudou para a criação de emprego pois, segundo a nota, criou mais de 100 postos de trabalho diretos e indiretos na região.



Veja a reportagem da MourosTV:


MOUROSTV

144 visualizações
bottom of page