Bombeiro de Tábua destacado para ingressar na missão de apoio aos incêndios do Canadá
Rodrigo Sousa, bombeiro em Tábua, vai participar na Missão Internacional de apoio aos incêndios do Canadá. 2.400 pessoas já foram retiradas de uma localidade devido à aproximação de um dos mais de 400 incêndios ainda ativos.
Portugal vai enviar amanhã, dia 14 de junho, para o Canadá uma Força Operacional Conjunta (FOCON) para ajudar a combater os incêndios florestais que estão a fustigar gravemente o país. Como dado de planeamento, a missão coordenada pela ANEPC deve partir do Terminal Militar de Figo Maduro pelas 07 horas.
Desta FOCON, está presente o nosso bombeiro de 2ª, Rodrigo Sousa, que fora destacado para auxílio ao combate aos incêndios florestais, e a quem endereçamos o maior sucesso nesta nova missão.
Ao abrigo da solidariedade que deve presidir ao relacionamento entre países amigos, e considerando o cenário em causa, Portugal envia uma equipa com valências no combate aos incêndios florestais. Esta missão decorre assim do pedido de assistência internacional, estando a resposta portuguesa integrada no âmbito do Mecanismo Europeu de Proteção Civil.
A Força Nacional é composta por mais de 100 operacionais da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, da Força Especial de Proteção Civil (FEPC) da ANEPC, da Guarda Nacional Republicana, do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (Sapadores Florestais), do Instituto Nacional de Emergência Médica e das Corporações de Bombeiros dos distritos de Aveiro, Coimbra, Castelo Branco, Leiria e Viseu.
A maioria do fumo que se faz sentir em várias cidades canadianas tem origem em incêndios na província do Quebec, no leste do país, região onde por esta altura há ainda mais de uma centena de fogos ativos, a maioria descontrolados.

Comments