top of page

AVISO AMARELO | IPMA e Direção Geral da Saúde alertam para cuidados com a onda de calor

Mais de 50 concelhos de nove distritos encontram-se em perigo máximo.


O distrito de Coimbra encontra-se sob Aviso Amarelo entre as 9h00m de hoje (07.07.2022) e as 18h00 de amanhã (08.07.2022), devido a persistência de valores elevados da temperatura máxima.


Recomenda-se o cumprimento das diretrizes da DGS, nomeadamente, "a adoção de medidas de proteção adicionais nos próximos dias, face ao aumento gradual da temperatura no continente, com "atenção especial" aos grupos mais vulneráveis ao calor".


Entre as recomendações emitidas, a autoridade de saúde salienta a necessidade de dar "atenção especial a grupos mais vulneráveis ao calor", como crianças, idosos, doentes crónicos, grávidas, pessoas com mobilidade reduzida, trabalhadores com atividade no exterior, praticantes de atividade física e pessoas isoladas.


A DGS aconselha ainda a aumentar a ingestão de água ou de sumos de fruta natural sem açúcar e evitar o consumo de bebidas alcoólicas e a exposição direta ao sol, principalmente entre as 11h e as 17h.



Devem também ser evitadas as atividades desportivas e de lazer no exterior que exijam grandes esforços físicos, escolhidas as horas de menor calor para viajar de carro e os doentes crónicos ou sujeitos a medicação ou dietas específicas devem seguir as recomendações do médico assistente ou do SNS 24.


Segundo o IPMA, o perigo de incêndio vai agravar-se em algumas regiões do continente pelo menos até segunda-feira.



Mais de 50 concelhos dos distritos de Faro, Bragança, Vila Real, Guarda, Coimbra, Viseu, Castelo Branco, Santarém e Portalegre apresentam hoje um perigo máximo de incêndio rural, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O IPMA colocou também vários concelhos de todos os distritos de Portugal continental em perigo muito elevado e elevado de incêndio rural.


De acordo com a previsão do IPMA, o perigo de incêndio vai agravar em algumas regiões do continente pelo menos até segunda-feira.




55 visualizações

Comments


bottom of page