ALERTA | Vento forte empurra Penedo c´Abana contra o Rio Mondego, operações já decorrem
O alerta para a queda do famoso "Penedo c´Abana" ocorreu pelas 10h24, para a localidade de Póvoa de Midões, concelho de Tábua. Presidente de Junta abalada com a situação.
No local encontram-se elementos dos Corpos de Bombeiros Voluntários de Tábua, Vila Nova de Oliveirinha e Santa Comba Dão e ainda duas patrulhas da Guarda Nacional Republicana de Tábua e SEPNA. As investigações para a queda do Penedo, estão a cabo da GNR e do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA).
O Miradouro do Penedo C'Abana sempre foi um ponto de interesse de todos os Tabuenses, e quem visita o concelho de Tábua para conhecer os seus costumes, tradições e património cultural.
Durante a manhã de hoje este Monumento foi destruído, pelo forte vento que se fazia sentir de Norte a Sul do País, acompanhado pelas poeiras de Norte de África. O penedo criou uma devastação de destruição ambiental, com a sua passagem rumo ao Rio, que acabou por estabilizar no Mondego.
O penedo "sentou" na margem de maior caudal, estando a provocar uma barreira de lamas e diminuindo o caudal do Rio Mondego.
Todos os operacionais reúnem esforços para a retirada do Penedo, e ainda contam com o apoio de uma Grua. No local encontram-se 16 operacionais apoiados por 4 viaturas.
Nota: Esta foi a nossa brincadeira para o dia 1 de abril, Dia das Mentiras.
Quem não prega mintira no dia 1de. Abril???? Até estava acreditar.😂😂😂😂
Não posso! Fizeram me ligar para familiares da Póvoa de Midões. Muito Bom, continuem com o vosso magnifico trabalho!