top of page

ALERTA | Tábua regista temperaturas de 38.5º e risco máximo de incêndio rural

Hoje, terça-feira dia 23 de agosto, para quem anda na rua pode contar com temperaturas de 38,5Cº. O risco de incêndio rural aponta para alerta máximo, nível mais elevado na escala.


No distrito de Coimbra a semana será de muito calor, com previsão de dias limpos de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Segundo o IPMA, a partir desta para esta terça-feira em Tábua, as temperaturas chegam às máximas de 38º.


As mínimas vão variar entre os 15º.


Decorre a necessidade de adotar medidas preventivas e especiais de reação face ao risco de incêndio previsto pelo IPMA na maioria dos concelhos do continente nos próximos dias.


No âmbito da Declaração da Situação de Alerta, prevista na Lei de Bases de Proteção Civil, serão implementadas as seguintes medidas de caráter excecional:


1) Proibição do acesso, circulação e permanência no interior dos espaços florestais previamente definidos nos Planos Municipais de Defesa da Floresta Contra Incêndios, bem como nos caminhos florestais, caminhos rurais e outras vias que os atravessem;


2) Proibição da realização de queimadas e queimas de sobrantes de exploração;


3) Proibição de realização de trabalhos nos espaços florestais com recurso a qualquer tipo de maquinaria, com exceção dos associados a situações de combate a incêndios rurais;


4) Proibição de realização de trabalhos nos demais espaços rurais com recurso a motorroçadoras de lâminas ou discos metálicos, corta-matos, destroçadores e máquinas com lâminas ou pá frontal.


5) Proibição total da utilização de fogo-de-artifício ou outros artefactos pirotécnicos, independentemente da sua forma de combustão, bem como a suspensão das autorizações que tenham sido emitidas nos distritos onde tenha sido declarado o Estado de Alerta Especial de Nível Laranja pela ANEPC;




123 visualizações

Comentários


bottom of page