top of page

AETábua já levou centenas de alunos ao Centro de Formação na Praia Fluvial da Ronqueira

O Agrupamento de Escolas de Tábua já levou centenas de alunos ao Centro de Formação na Praia Fluvial da Ronqueira, recentemente distinguida com a Bandeira Azul. Esta distinção é atribuída anualmente pela Fundação para a Educação Ambiental a praias e marinas.


Sobre o Rio Alva, a Praia Fluvial da Ronqueira na Freguesia de Mouronho, foi a 28 de abril, distinguida com Bandeira Azul, galardão atribuído pela Fundação para a Educação Ambiental a praias e marinas, que visa ao cumprimento de um conjunto de requisitos de qualidade ambiental, segurança, bem-estar, infra-estruturas de apoio, informação aos utentes e sensibilização ambiental.


Um Centro de Formação Desportiva (CFD) é um polo de desenvolvimento desportivo, criado no âmbito do Ministério da Educação, através do programa nacional do Desporto Escolar, dinamizado pelos Agrupamentos de Escolas, em parceria com outras entidades, nomeadamente Câmaras Municipais, Juntas de Freguesia, clubes, associações, federações e organismos privados.


Os CFD visam a melhoria do desempenho desportivo, através da concentração de recursos humanos e materiais em locais para onde possam convergir alunos de vários agrupamentos, quer nos períodos letivos quer em estágios de formação desportiva especializada, bem como, nas interrupções letivas.



A sua operacionalização desenvolve-se em quatro eixos:

1. Atividades de iniciação e aperfeiçoamento desportivo que favoreçam a prática de atividades desportivas, cuja especificidade técnica exija condições especiais, como é o caso das modalidades náuticas, de ar livre e de exploração da natureza, entre outras;


2. Atividades que favoreçam a formação especializada de alunos com interesse, capacidades e aptidões excecionais para a prática de uma modalidade ou disciplina desportiva;


3. Formação e certificação de professores nas vertentes teóricas e práticas de uma modalidade ou disciplina desportiva;


4. Atividades de curta duração que incidam fundamentalmente em estágios de formação desportiva especializada, durante as interrupções letivas.



164 visualizações

Comments


bottom of page