top of page

ACERT VAI LEVAR “20 DIZER QUE ESTOU CONTIGO” A CONCELHOS AFETADOS POR INCÊNDIOS

A ACERT, de Tondela, apresenta a partir desta sexta-feira (30 de novembro) a peça “20 Dizer que Estou Contigo” a seis concelhos que foram fustigados pelos incêndios de outubro de 2017.

Mangualde, Mortágua, Oliveira de Frades, Santa Comba Dão, Vouzela e Tábua, no distrito de Coimbra, vão receber o espetáculo do grupo Trigo Limpo numa iniciativa que, segundo a instituição cultural, vai reforçar a solidariedade para com as populações afetadas pelos fogos, alargando assim o cartaz já criado com as peças “Fogo” e “Água”, que continuam a percorrer localidades do concelho de Tondela.

“Este programa artístico-cultural quer demonstrar a importância de vivenciar com proximidade afetuosa com os habitantes de freguesias que sofreram os horrores dos incêndios”, frisa a ACERT, que acrescenta em comunicado que “20 Dizer que Estou Contigo” vai integrar textos e poemas de alunos dos concelhos onde vão decorrer os espetáculos, momentos que, garante a associação, serão de partilha e esperança.

“A cultura e a arte têm também uma função de reunir vontades e estimular a perceção humanística e social. Por isso, este ‘20 Dizer que Estou Contigo’ irá valorizar a palavra dita e musicada enquanto elemento de reinserção social que amplia horizontes humanos dos cidadãos em torno de causas coletivas”, recorda.

A ACERT conclui que a cultura pode não resolver os problemas imediatos, mas ajuda a transformar “as sensibilidades que proporcionam a mudança”.

“20 Dizer que Estou Contigo” é dirigido por José Rui Martins, que fará as declamações. Os arranjos musicais estão a cargo de Luísa Vieira.


A peça vai estar esta sexta-feira na Associação Cultural e Recreativa de Nespereira, em Oliveira de Frades (21h00) e este domingo (2 de dezembro) na Associação Cultural e Recreativa de Vale de Paredes, em Mortágua (17h00). Na próxima quinta-feira (dia 6), sobe ao palco do Centro Social União e Progresso da Cunha Baixa, no concelho de Mangualde (21h00). No dia seguinte (sexta-feira, dia 7), o Trigo Limpo viaja até ao Centro Social Desportivo Cultural e Recreativo de Vila Ruiva, em Nelas (21h00).


Ao fim de semana, é a vez de Tábua e Santa Comba Dão. No próximo dia 8 de dezembro, “20 Dizer que Estou Contigo” vai estar na Fundação Octávio Maria Oliveira e, no dia 9, a digressão conclui no Grupo Desportivo Treixedense.


Fonte: Jornal do Centro

11 visualizações

Comments


bottom of page