top of page

173 novos domicílios beneficiam de saneamento básico no Concelho de Tábua

No passado dia 10 de abril, inserida nas celebrações do Feriado Municipal de Tábua, decorreu a inauguração do tão aguardado Sistema de Drenagem de Águas Residuais da Venda da Esperança, Balocas e Valongo.



A cerimónia decorreu em Balocas, União de Freguesias de Covas e Vila Nova de Oliveirinha, e contou com a presença de inúmeras pessoas, entre as quais o Presidente da Câmara Municipal de Tábua, Ricardo Cruz, o Presidente do Conselho de Administração da AINTAR, Paulo Catalino, a Presidente da Câmara Municipal de Tondela e vogal da AINTAR, Fátima Borges, o Presidente da União de Freguesias de Covas e Vila Nova de Oliveirinha, João Nuno Brito, Autarcas, Técnicos e Funcionários da AINTAR e da população que assistiu a tão importante momento para estas localidades.



A obra, realizada no âmbito da adesão do Município à AINTAR, representou um investimento superior a 1,2 milhões de euros, com financiamento proveniente do POSEUR (Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos), e traduziu-se na construção de 7,7 kms. de conduta e 5 Estações Elevatórias, que farão a ligação para a ETAR de Vila Chã.


Este projeto há muito ansiado pela população local, irá exercer um impacto significativo na melhoria da qualidade de vida dos residentes, bem como um contributo decisivo para a sustentabilidade ambiental do Concelho de Tábua, já que com a ligação destes 173 novos ramais domiciliários, alcançará uma taxa de cobertura de saneamento de cerca de 80%.



Para Ricardo Cruz, Presidente da Câmara Municipal de Tábua, estamos perante o maior investimento de sempre na área do saneamento no Concelho de Tábua, sendo que no atual mandato foram executadas obras no montante de 6 milhões de euros que permitiram a ligação de 938 novos ramais, inserindo-se na estratégia definida de promoção e valorização ambiental do Concelho, que também se apresenta como um fator determinante para o desenvolvimento turístico e para a atratividade deste território.


A AINTAR, composta pelos Municípios de Carregal do Sal, Santa Comba Dão, Tábua e Tondela, desempenhou um papel crucial na realização deste empreendimento, demonstrando a importância da cooperação intermunicipal na resolução de questões fundamentais para o bem-estar das comunidades.


38 visualizações
bottom of page